PORTAL LITERAL

Projeto finalizado em 2015

O Portal Literal é um projeto que pretende levar à internet o melhor da produção literária nacional. Reunindo sites de autores consagrados como Ferreira Gullar, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Zuenir Ventura e Luis Fernando Veríssimo, o Portal Literal vai produzir conteúdo digital atualizado sobre a vida e a obra desses autores. Estarão disponíveis para o público bio/bibliografias, trechos de livros, textos inéditos e indicações de leituras, entre outros assuntos.

Além dos sites desses e de outros autores que posteriormente se juntem ao projeto, o Portal Literal contará ainda com a revista virtual “Idiossincrasia”, onde o internauta poderá acessar notícias, entrevistas, reportagens, resenhas e artigos sobre literatura. Colunas semanais, agenda de lançamentos, listas dos mais vendidos e fóruns de discussão também estarão disponíveis para consulta. Completam o projeto jogos on-line e uma livraria virtual.

Possíveis expansões dos conteúdos e funcionalidades do Portal Literal incluem a disponibilização de canais de rádio e TV eletrônicos sobre literatura. Tais expansões dependem de recursos e parceiros adicionais e não constituem obrigação da PATROCINADA nos termos desta proposta.

 

Ferreira Gullar

Considerado hoje o maior poeta brasileiro vivo, Ferreira Gullar nasceu em 1930, em São Luís do Maranhão. Criador de obras-primas da literatura nacional, como “A luta corporal” e “Poema sujo”, Gullar construiu uma poesia marcada pela experimentação formal da linguagem. Mas sua importância para a formação da cultura brasileira contemporânea não se resume à literatura. Também nas artes plásticas Gullar deixou sua marca, como fundador  do movimento neoconcretista, que mudou os rumos da arte brasileira, e como crítico implacável, em ensaios polêmicos como “Argumentação contra a morte da arte”, entre outros. Gullar foi ainda um dos fundadores do lendário grupo Opinião, ao lado de nomes como Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, além de presidente do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, nos anos 60

 

Rubem Fonseca

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, Rubem Fonseca se formou em Direito e, antes de se tornar um dos maiores escritores brasileiros, teve várias profissões. Entre elas, a de policial no Rio de Janeiro, nos anos 50, que lhe rendeu inspiração para romances e contos policiais que conquistaram um público numeroso ao longo dos anos. Originalidade, erudição, utilização de temas e técnicas literárias diversas e o perfeito domínio da narrativa ficcional são algumas de suas marcas registradas. Entre suas obras mais conhecidas, estão  romances como “A grande arte” e “Bufo & Spallanzani”, além de roteiros de cinema e centenas de contos.

 

Lygia Fagundes Telles

Membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras, a escritora  paulista Lygia Fagundes Telles é conhecida como a grande dama da literatura brasileira. Nascida em 1923, Lygia é autora de respeitada obra, que inclui excelentes romances e diversos livros de contos, todos com a sua marca registrada – a criação de retratos profundos e intimistas a partir de personagens da sociedade contemporânea. Entre suas obras mais conhecidas estão os romances “Ciranda de pedra” e “As meninas”. Publicada em diversas línguas, a obra de Lygia Fagundes Telles já rendeu à autora diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França

 

Zuenir Ventura

Zuenir Ventura é um dos maiores jornalistas brasileiros e seu trabalho como escritor se destaca em best-sellers como “1968 – o ano que não terminou”, sobre a época da ditadura no Brasil, e “Cidade partida”, que documenta o dia-a-dia na favela de Vigário Geral. O  texto cuidado e o olhar crítico sobre questões fundamentais da vida nacional fazem com que sua obra seja admirada e respeitada em todo o país. Mineiro de Além Paraíba, nascido em 1931, Zuenir é um dos criadores da organização não-governamental Viva Rio. Trabalhou nas redações das mais importantes publicações do país e ganhou os prêmios Esso e Wladimir Herzog de jornalismo. Atualmente é cronista do jornal “O Globo” e da revista “Época”.

 

Luis Fernando Verissimo

Jornalista e escritor, o gaúcho Luis Fernando Veríssimo é um dos mais respeitados cronistas brasileiros. Dono de uma extensa obra, marcada por humor e ironia inconfundíveis, Veríssimo é o criador de best-sellers como “Comédias da vida privada” e “Clube dos anjos”, e de personagens inesquecíveis como As Cobras, o detetive Ed Mort, o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté. Sua obra já foi adaptada para teatro, cinema e televisão. A coluna diária que mantém em alguns jornais do país, na qual mostra sua percepção da vida política do país e do comportamento social do povo brasileiro, é acompanhada por um público fiel, tão amplo e diversificado quanto sua própria obra. Nascido em Porto Alegre, em 1936, Luis Fernando é filho de Erico Veríssimo e mostra a cada dia que herdou do pai o talento para a arte de escrever

 

Os Sites

Os sites de autores do Portal Literal reúnem dois tipos de páginas: as que são comuns a todos e aquelas criadas de acordo com as particularidades de cada um. Assim, todos os sites contarão com seções como “Bio/biblio”, que reúne informações sobre a vida e a obra de cada um; “Por ele mesmo”, uma seleção feita pelo próprio autor de seus melhores textos; “Lado B”, que mostra facetas de sua personalidade pouco conhecidas pelo público; e “Baú”, com preciosidades ligadas à vida e / ou obra do autor. Também haverá links em cada site a revista “Idiossincrasia” e a livraria virtual. Além disso, destacam-se em cada site:

A revista literária virtual “Idiossincrasia” será o destaque do Portal Literal, atualizada permanentemente e oferecendo conteúdo de alta qualidade sobre temas ligados à literatura nacional e internacional, sempre abordados com olhar jornalístico.

“Idiossincrasia” também oferecerá funcionalidades que estimulem a interatividade e reflexão do internauta, assim como promoverá concursos para fomentar o surgimento de novos escritores.

Entre outros, os destaques da revista literária virtual serão:

•Entrevistas

•Reportagens

•Colunas,

•Agenda de Lançamentos

•Fóruns de Debates

•Notícias sobre Literatura

•Resenhas

•Assuntos acadêmicos

•Literatura Infantil

•Listas dos mais vendidos

 

www.ferreiragullar.com.br –  O escritor vai mostrar, em seu “Lado B”, desenhos e colagens criados por ele. A seção “E-poemas” apresentará animações de obras cuja linguagem permite experimentações visuais,  como “O formigueiro”. No “Baú”, o internauta terá acesso, entre outros textos, a traduções de autores franceses feitas por Gullar. Finalmente, na coluna “Resmungos”, o poeta  escreverá textos exclusivos, sempre atualizados, mostrando sua visão extremamente crítica sobre assuntos os mais diversos.

www.zuenirventura.com.br –  O “Caderno Z” contará com a publicação de reportagens sobre assuntos indicados pelo autor, além de trechos de artigos, palestras, discursos e aulas ministradas por ele. A página “Cidadania” é voltada para o apoio e a divulgação do trabalho de organizações não governamentais. No “Baú”, o internauta terá acesso à reedição de reportagens importantes, como a premiada série sobre Chico Mendes, além de poder escutar trechos exclusivos de entrevistas feitas ao longo de sua carreira.

www.luisfernandoverissimo.com.br –  O “Lado B” de Veríssimo vai girar em torno de duas de suas paixões: o jazz, através de uma rádio virtual, e a gastronomia, na seção Gula, onde o autor tecerá comentários sobre o tema. Em “Vida pública”, haverá uma seleção de crônicas sobre este assunto, publicadas nas colunas que mantém em publicações do país. “Nas cidades” se dividirá em duas páginas: “Traçando o mundo”, com perfis das principais cidades em que Veríssimo já viveu; e “Cena gaúcha”, em que o autor indicará novos escritores de seu estado natal.

“Futebol” vai reunir textos sobre o esporte, incluindo temas como história, copas do mundo e seus times ideais, promovendo fóruns de discussão on-line. No “Baú”, tiras de “As Cobras” animadas com tecnologia Flash e cartoons antigos serão alguns dos itens disponíveis para os internautas.

www.rubemfonseca.com.br –  No “Lado B”, a seção “Pensamentos imperfeitos” publicará em primeira mão textos criados especialmente pelo autor sobre temas diversos. “Nas ruas” contará com ensaios fotográficos feitos a partir de trechos de seus livros, além de um guia das bibliotecas do Rio de Janeiro. No “Baú”, trechos de adaptações e roteiros inéditos escritos pelo autor.

www.lygiafagundestelles.com.br –  “Sampa” apresentará um ensaio sobre a cidade de São Paulo e os locais de que a escritora mais gosta. No “Baú”, jóias raras como as cartas trocadas com grandes autores como Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, além de fotos e fragmentos de textos inéditos.