.conteúdo » Pesquisa e Projetos, Universidade das Quebradas

Projeto Universidade das Quebradas

Atualizado em 27 de maio | 1:46 AM

Clique aqui para acessar o site da Universidade das Quebradas

 

O Projeto de extensão Universidade das Quebradas do PACC/ UFRJ é uma experiência acadêmica de extensão na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.

Este projeto pretende ser de duas vias: assim como as comunidades que estão produzindo cultura, mas não têm acesso à produção intelectual das Universidades, também a comunidade acadêmica denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.

O que queremos

Promover produção de conhecimento e a criação artística estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e produtores de cultura e artistas da periferia.

A Universidade das Quebradas quer instituir-se como um ambiente, um espaço de interação entre os vários saberes que compõem a textura da cultura contemporânea, potencializando a produção de conhecimento e a criação artística na cidade.

 

O que fazemos

‣Criamos um programa de extensão de ponta na área da cultura que tenha continuidade e torne-se uma referência na área;

‣Abrimos o espaço da Universidade para as diversas comunidades culturais;

‣Oferecemos formação ampliada para produtores culturais e artistas das periferias através de encontros presenciais e virtuais com uso intensivo de novas plataformas digitais de interação;

‣Promovemos o encontro produtivo entre pesquisadores da UFRJ, pensadores, participantes de projetos culturais das periferias e alunos universitários incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada;

‣Estimulamos a produção compartilhada de artigos, textos e vídeos na internet, atingindo diferentes públicos.

 

Por quê

É ainda raro na academia o desenvolvimento de espaços permanentes de diálogo, capacitação e criação compartilhada entre segmentos culturais diversificados.
O Projeto Universidade das Quebradas por sua vez, pretende atender a essa demanda que hoje se torna urgente em função do atual impacto do desenvolvimento da cultura das periferias e dos recursos gerados pelas novas plataformas digitais.
É a criação e a implementação desse espaço que este projeto propõe como um novo formato de política de extensão na UFRJ.

Para quem

Produtores culturais e artistas das comunidades que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural e usuários da Internet interessados nos temas abordados.

 

Como

‣O Projeto oferece aulas semanais, seminários, palestras, oficinas e laboratórios definidos em função do desenvolvimento e das demandas do Programa.

‣A duração do Programa é de um ano.

‣A carga horária total é de: 216 HORAS

‣São 70 alunos na unidade da UFRJ, 40 alunos distribuídos pelos pólos avançados e o público potencial da rede.

‣A Universidade das Quebradas possui um Edital anual para a seleção dos participantes do projeto

‣O Programa da Universidade das Quebradas atuará em seis áreas de produção cultural: Filosofia, História, Literatura, Artes Visuais, Arquitetura, Teatro, Dança, Música e Cultura Digital. O programa cobre os momentos decisivos da formação cultural, a saber: Antiguidade, Romantismo, Modernismo e Contemporaneidade.

‣Durante o período do curso, o aluno terá acompanhamento e orientação de seu projeto de pesquisa por professores e pesquisadores da UFRJ.

‣Ao final do ano os projetos serão entregues a uma banca examinadora externa e o aluno receberá uma avaliação e um certificado de extensão da UFRJ.

‣O site da Universidade das Quebradas oferecerá suporte de conteúdo aos alunos e permitirá a ampliação da troca entre alunos e professores. Além de contar com uma videoteca com o registro das aulas e outros vídeos e uma linkoteca com referências bibliográficas para aumentar o escopo da aula.

‣A presença do projeto nas principais mídias sociais amplia as redes de troca de experiências em torno de temas e interesses em comum, promovendo relacionamento baseado no conceito de co-criação.

 

O projeto Universidade das Quebradas trabalha em parceria com:

• Petrobras
• Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
• Fundação Roberto Marinho
• Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

 

Conselho Diretor

Alessandro Buzo (escritor e coordenador Suburbano Convicto)
Anabella Paiva (Instituto Pereira Passos)
Charles Siqueira (ING)
Dudu de Morro Agudo (rapper e coordenador Movimento Enraizados)
Ecio Salles (pesquisador, escritor e PACC/UFRJ)
Eliana Souza Silva (Diretora REDES da Maré e PR5/UFRJ)
Gringo Cardia (designer, cenógrafo e coordenador Spectaculu)
Ilana Strozenberg (ECO e PACC/UFRJ)
Manoel Ribeiro (arquiteto e urbanista)
Marcus Vinícius Faustini (Superintende de Cultura e Sociedade – SEC/RJ)
Paul Heritage (University of London)
Silvia Ramos (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC)
Vilma Guimarães (Fundação Roberto Marinho)

Coordenação Heloisa Buarque de Hollanda (PACC/UFRJ)
Coordenação Adjunta Numa Ciro (PACC/UFRJ)
Secretária Executiva Rosângela Gomes
Orientação Pedagógica Beatriz Meira

Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC
Fórum de Ciência e Cultura – FCC/UFRJ
universidadedasquebradas@pacc.ufrj.br