.conteúdo » Exposições, H2O

Exposição H2O | O futuro das águas | 2008

Atualizado em 29 de outubro | 11:46 AM

h20

 

Aeroplano Editora

Clique aqui para ver o projeto em PDF

H2O – Futuro das Águas

Realizado a partir de uma iniciativa do SESC RIO, o evento cultural concebido, produzido e coordenado pelo Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa – O Instituto – foi composto por uma exposição multimídia e um seminário que abordaram a importância da água para a vida no planeta, focando, especificamente, as questões ambientais e políticas que envolvem a questão no Brasil.

Imprensa

Comunicante

Clique aqui para ver a matéria no site

Sesc Rio expõe ‘H2O: o futuro das águas’

Para chamar a atenção para a crise de água, o Sesc Rio realiza a exposição H2O: o futuro das águas. A Mostra ficará aberta ao público até o dia 22 de março, no Arte Sesc, localizado à Rua Marquês de Abrantes, 99, no Rio de Janeiro. A exposição é, ao mesmo tempo, informativa e sensorial e explora as diversas formas em que a água está presente em nossas vidas. Nos cinco ambientes escuros, a mostra propõe ao visitante um mergulho no elemento
água.

Por meio de fotografias, mapas, cenários tridimensionais, vídeos, projeções de slides, textos e da intervenção Zona de Lançamento da artista plástica Marta Jourdan, cada módulo vai ampliar o entendimento da origem e natureza da água, suas propriedades e recursos, sua relevância para a existência e continuidade da vida, além das perspectivas e riscos relativos aos recursos hídricos no Brasil hoje.

 

Blog RioBacana

Clique para ler a matéria no blog

H2O – FONTE DE ÁGUA, SEIVA DA VIDA, FUTURO DO MUNDO!

A exposição H2O: o futuro das águas em cartaz no Arte SESC é mais do que um grito de alerta! Concebida por Heloisa Buarque de Hollanda, com direção de Sonia Barreto e participação especial da artista Márcia Jourdan, a mostra lança um olhar reflexivo sobre o tema, com o objetivo de fazer os expectadores pensarem sobre a preservação desse recurso essencial à sobrevivência da humanidade.  Para uma melhor compreensão a exposição divide a água em quatro vertentes: H2O – Elemento da vida que aborda o início da Terra, das civilizações, o começo de tudo. H2O – Molécula da vida, fala da divisão da água, da sobrevivência. H2O – Matéria da vida, é sobre o clima da Terra e a manutenção da água e H2O – Futuro da vida, é o despertar sobre a falta de água potável que pode levar a humanidade a um colapso de proporções globais.

Através de fotos ampliadas em caixas luminosas com textos ilustrativos, intervenções, projeções de vídeos educativos e jogos interativos, a água, fonte da vida e futuro do mundo, pode ser observada de vários ângulos e de forma intensa.

Ao iniciar a viagem pelo universo da água tratado na exposição, um ambiente totalmente escuro faz o inesperado acontecer: ao entrar na sala, dois retroprojetores posicionados nas laterais acendem e refletem na parede a imagem da água caindo no aparelho até formar o que seria uma espécie de goteira de verdade.

Em duas outras salas algumas fotos de imagens ampliadas junto com textos explicativos fazem o alerta. Ilustrações do corpo humano, do sistema solar e dados sobre o percentual de água dos oceanos e a quantidade de água potável remetem o expectador a uma sala de aula. Em outra instalação foi criado um painel com vários frascos contendo diversos produtos solúveis, onde a água funciona como agente químico, físico e objeto de estudo científico.

Você sabe tudo sobre o elemento da vida?

Para testar os conhecimentos dos visitantes foi criado o espaço interativo com três computadores onde é possível brincar de caça-palavras, quebra-cabeças e sequência lógica, ambos com a temática água e preservação da vida. No fundo desse mesmo espaço um notebook projeta na tela um jogo de perguntas. No final das respostas ele diz a nota e o nível de conhecimento do avaliado.

Terminando a viagem (com uma nova percepção) um filtro oferece água potável ao público. É um convite irresistível para matar a sede e preservar para que nunca falte!