.conteúdo » Seminários

CULTURA EM MOVIMENTO: OS ANOS 60, 70 E 80 NO BRASIL

Atualizado em 15 de setembro | 12:43 PM

O projeto Cultura em Movimento pretende oferecer um panorama, ao mesmo tempo histórico e teórico, da produção cultural e das manifestações sócio- políticas que marcaram as décadas de 1960, 1970 e 1980. O período que compreende essas três décadas foi escolhido em função das grandes transformações na própria idéia de produção e mercado cultural que tiveram lugar nesse período e que são tema fértil e vital para o debate hoje sobre cultura contemporânea.

Para dar conta de uma visão que estimule a reflexão, mas que também faça o público “reviver” os principais marcos culturais desse momento. Procuramos formatar o programa da seguinte maneira:

1.  Aula teórica introdutória (duas horas) para cada bloco (década) com os fundamentos teóricos, históricos e filosóficos que auxiliem a melhor compreensão de cada um desses momentos culturais. A perspectiva crítica adotada será a dos Estudos Culturais anglo- saxônicos, uma área de conhecimento de ponta que oferece instrumentos para a análise da complexidade da produção cultural no quadro dos atuais processos de transnacionalização dos mercados simbólicos.

2.   5 palestras de especialistas nas áreas: cinema e vídeo, teatro; música,  literatura e artes plásticas.

Essas palestras serão ilustradas com material sobre a produção mais significativa de cada uma das áreas.

3.  Parte deste material, usado pelas palestras, poderá ser exibido fora do curso em sessão aberta ao público.

4.  Nomes sugeridos:

Década de 1960: José Carlos Avellar (cinema); Augusto Boal  (teatro); Rubens Gerchman (artes plásticas); Julio Diniz (música); Italo Moriconi (literatura).

 

Década de 1970: João Luiz Vieira (cinema); Hamilton Vaz Pereira (teatro), Luiz Alphonsus Guimarães / Luiz Camilo Osório (artes plásticas); Tarik de Souza (música); Chacal (literatura).

 

Década de 1980: Walter Lima Jr.(cinema); Domingos de Oliveira (teatro); Marcos Lontra (artes plásticas); Beatriz Resende (literatura);

Lobão (música).

 

Duração do Projeto: 9 semanas

 

OBS: Cada palestra será apresentada e coordenada pela equipe da Aeroplano Projetos e Consultoria.